A perda auditiva é a redução ou a perda total da audição. Os sintomas, causas, tipos e graus da perda de audição são diversos e variam de acordo com cada caso. O diagnóstico é feito através do exame de audiometria.
As causas da perda auditiva podem ser decorrentes de alguma disfunção da orelha externa, média ou interna.
As causas mais típicas são excesso ou acúmulo de cerúmen e infecções no canal auditivo externo. Muitos dos problemas de orelha externa podem ser resolvidos ou minimizados com medicamentos ou procedimentos cirúrgicos.
As alterações mais comuns são: perfuração timpânica, infecção ou líquido na orelha média e otosclerose (calcificação ao redor do estribo). Muitos dos problemas de orelha média podem ser resolvidos ou minimizados com medicamentos ou procedimentos cirúrgicos.
A maioria das perdas de audição resultam de lesões das estruturas da orelha interna. As causas mais comuns são exposição excessiva ao ruído, uso de medicamentos ototóxicos (tóxicos para o sistema auditivo), traumas, processo natural de envelhecimento, dentre outros. Em muitos casos, lesões na orelha interna podem ser compensadas pelo uso do aparelho auditivo.
Conte com o time Argosy para tirar suas dúvidas, atender suas solicitações relacionadas aos cuidados e reabilitação auditiva